Cozinha de Produção, Brigadeiro na Derretedeira e Chocolate no Frio | Joy Responde #31

Você sabe montar uma cozinha de produção? Já tentou fazer brigadeiro numa derretedeira? E o que pode mudar a validade de um recheio? Nesse Joy Responde eu vou esclarecer essas dúvidas e outras mais!

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho

Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Oi, eu sou a Joy e hoje é dia de Joy Responde.

A série de posts onde eu respondo mensagens e dúvidas me vocês enviam.

Quero aproveitar pra te convidar a participar comigo desse quadro, pra fazer isso basta deixar a sua dúvida pra mim aqui mesmo nos comentários dos meus vídeos no Youtube, no Facebook ou Instagram.

Por sinal, se você não me segue ainda no Insta, deixa disso e me segue lá pra gente ficar mais pertinho. Você pode clicar aqui no link do meu perfil, ou tu me acha também procurando por @saldanha.joy.

 

Vamos pras perguntas?

  • Vou começar o vídeo de hoje com o comentário da Débora Vieira – Ela mandou uma mensagem com a seguinte dúvida: Oii Joy, amo teus vídeos, já aprendi muito contigo :) estou me preparando para ter minha própria cozinha de produção e queria saber se tu tens algumas dicas para montar um espaço funcional? Um beijo

 

Oii Débora, tudo bem contigo?

Bom, algumas dicas pra montar uma cozinha de produção funcional na sua casa, ou no seu ateliê, é interessante observar alguns pontos que acabam fazendo bastante diferença.

O primeiro é você ter uma bancada alta pra trabalho, de 85 a 95 cm de altura, o ideal é que você teste de acordo com a sua altura, a coluna precisa se manter ereta durante o trabalho senão você pode desenvolver problemas de postura como eu, isso ajuda a evitar também problemas nos ombros e tal. Então o ideal é que seja mais alta do que mesa de cozinha normal.

Os armários não devem ser fechados, o ideal é que você utilize aquelas prateleiras de metal sabe, não prateleiras fixadas na parede, isso ajuda a evitar insetos, facilita a higienização além de deixar os acessórios dispostos de forma que estejam sempre à mão;

O piso, o ideal é que seja antiderrapante e as paredes precisam ser azulejadas pra facilitar a limpeza e as janelas precisam de telas pra proteger a cozinha de insetos ou roedores.

Por falar nisso o lixo precisa ser mantido longe do local de preparo das refeições;

Deixa eu pensar o que mais, ah, afaste os equipamentos quentes (forno, máquinas de produção e fogão) dos frios, como freezer e refrigeradores. Porque isso? Porque a proximidade do calor prejudica o resfriamento da geladeira e freezer e o custo com a energia elétrica aumenta muito e pode acabar até acabar estragando os aparelhos.

Outra coisa que eu considero super importante, principalmente se você tem alguém te ajudando, é você estruturar o seu ambiente em zonas de trabalho de modo que todas as operações realizadas na cozinha sejam definidas estrategicamente em zonas.

Por exemplo, eu trabalho com chocolate, determino que aquele espaço na cozinha vai ser onde vou temperar o meu chocolate e moldar, aquele outro espaço vou usar para preparar os recheios, aquele espaço vou fazer as pinturas com manteiga de cacau, enfim. Isso te ajuda a se organizar melhor.

Você pode organizar tomadas e prateleiras da melhor forma também, pra deixar tudo mais à mão de acordo com a zona de trabalho, e quando tem alguém na cozinha com você, ajuda a vocês não ficarem esbarrando toda hora porque tudo tem o seu cantinho.

Isso de funcionalidade tem uns padrões que a gente segue mas tem muito de ajuste pessoal também, com o tempo você vai se ajeitando e se organizando do jeito que funciona melhor pra você. Eu espero ter ajudado um pouquinho.

Beijão!

 

  • Deixando as polemicas de lado, eu vou responder a Rita que mandou uma mensagem com uma dúvida que ando recebendo bastante ultimamente: Você já usou o chocolate Hershey? Qual a sua opinião sobre ele? E a cobertura?

Oii Rita, eu não experimentei ainda, na verdade eu até comprei um pacote do Hersheys ao Leite pra experimentar, pedi pela internet, mas quando chegou eu vi que tinha feito o pedido errado, o que eu comprei foi o chocolate ao leite forneável, que é o que a gente usa pra fazer panetones, bolos, muffins, cookies enfim. O único que eu experimentei foi esse e eu adorei.

O chocolate mesmo pra derreter e temperar esse eu ainda não experimentei e nem a cobertura, mas já to providenciando pra testar o certo dessa vez e claro que eu vo gravar e trazer no quadro reviews pra vocês. Mas obrigada pela sugestão.

 

  • Aqui eu tenho outra mensagem, que foi a Luísa Meneses que enviou, dizendo assim: Oi!! Posso fazer brigadeiros na derretedeira?? Obrigada!!

Oii Luiza, não pode meu amor, a derretedeira ela não atinge a temperatura para o brigadeiro cozinhar, a cuba da derretedeira ela fica no banho maria em uma temperatura baixa, que você até pode ajustar no termostato mas fica ali em torno dos 50 graus. Se você não quiser fazer o brigadeiro na panela pode utilizar o micro-ondas, ele sim dá pra utilizar, você só precisa de uma vasilha alta, porque o leite condensado ferve e sobe bem alto pode transbordar lá dentro se a vasilha for baixa.

Você faz assim, mistura todos os ingredientes do brigadeiro e coloca no micro, de 2 em 2 minutos, retira, mexe bem e repete esse processo por 4 ou 5 vezes sem esquecer de mexer bem nos intervalos de tempo.

Brigadeiro no micro-ondas é uma delícia fica igualzinho ao outro só é mais rápido de fazer e não suja panela. Cá entre nós, é ótimo pra aquele domingo de preguiça assistindo Netflix.. Não que eu faça isso, capaz, nem gosto.

 

  • A próxima pergunta é a da Ana Lopes - ela está com a seguinte dúvida: Joy como é trabalhar com chocolate nesse frio que faz em Porto Alegre?

Oii Ana, olha, trabalhar no inverno com chocolate é um desafio viu?

Não pode deixar o bowl apoiado diretamente sob a bancada fria senão ele endurece rápido, precisa estar monitorando a temperatura do chocolate a toda hora, gerenciando ele pra manter ele sempre próximos dos 29 graus sem descer muito disso porém sem subir acima dos 32 senão a gente perde a temperagem.

Ter um soprador térmico salva, não pode ser qualquer um, precisa ser aquele que ajusta em temperatura baixa, em torno de 50 graus, porque os mais baratos eles são muito potentes, a temperatura fica acima de 200 graus ai o chocolate não resiste. Um secador de cabelo comprado exclusivamente pra isso, ajuda também, em ambos o ar quente ajuda a estar controlando a temperatura do chocolate e manter ele na temperatura de trabalho. Sem isso, como ele cristaliza rápido toda hora, a gente precisa derreter e refazer a temperagem toda hora também.

Então se você mora em uma região fria e tem condições de investir em um secador de cabelo bom ou um soprador térmico com uma maior opção pra regulagem de temperatura, invista que você não vai se arrepender, ajuda demais mesmo.

Trabalhar com chocolate em uma temperatura abaixo de 10 graus é complicado porque é a temperatura da geladeira pro chocolate ter a cristalização final.

Ele tem a cristalização final dele abaixo de 10 graus então se a própria temperatura ambiente ta assim, imagina só, banhar pão de mel no chocolate fica impossível.

Outra dica que eu posso te dar é ligar o forno ou trazer um aquecedor pra cozinha, pra aliviar um pouco o frio, esquenta o cômodo ali por uns 30 minutinhos pra só depois trabalhar com chocolate. Só isso já ajuda muito também.

Eu vou te contar, antigamente eu gostava mais do inverno, hoje em dia eu só penso tomara que passa rápido e esquente de novo logo kkk

Esse negócio de frio não é mais pra mim não.

 

  • Eu tenho aqui mais uma mensagem que eu recebi da Daniela Costa – Ela mandou uma mensagem com a seguinte dúvida: Esse recheios tipo brigadeiros que tem durabilidade de aproximadamente 15 dias são em temperatura ambiente?

Oii Daniela, um beijo pra você. Não sei se voce esta falando de bolos ou de bombons e chocolates recheados enfim... Para usar como recheio de bolo é em geladeira mesmo, isso o recheio sozinho, pronto pra ser usado. A partir do momento que você utiliza ele, seja em um bolo, uma barrinha recheada, um pão de mel, ai a validade vai mudar.

Por exemplo, em um bolo dependendo da massa, da calda e da cobertura vai durar ali uns 3 dias em temperatura ambiente, 5 a 7 dias em refrigeração.

Já para bombons, barrinhas recheadas e coisas do tipo, essa seria a validade aproximada em temperatura ambiente mesmo até porque os chocolates não são armazenados em refrigeração senão suam, absorvem umidade, enfim.

Os recheios com base de brigadeiro para trufas e bombons, ou seja brigadeiro, brigadeiro de ninho, bicho de pé, brigadeiro de paçoquinha brigadeiro de nutella e assim por diante, a durabilidade fica em torno de 10 a 15 dias em local seco e fresco.

Se o brigadeiro levar suco natural de fruta, como um brigadeiro de maracujá ou de limão, ai cai um pouco fica de 7 a 10 dias aproximadamente.

Lembrando que a higiene do local de trabalho podem fazer a validade descer, então cuidar bastante da higiene, unhas sempre curtas, lavar as maos toda hora, usar sempre toucas enfim, todo aquele protocolo que a gente deve seguir pra minimizar o risco de contaminação cruzada.

Outra coisa que pode reduzir a validade dos alimentos é o clima úmido, então em épocas mais úmidas e chuvosas, a menos que voce tenha local climatizado pra trabalhar ou que consiga controlar a umidade com um desumificador, tenha em mente que a validade vai reduzir alguns dias.

 

E com a dúvida da Dani a gente encerra o Joy responde de Hoje. Obrigada a todos que participaram, um beijo pra todos vocês e quero aproveitar pra te convidar a participar desse quadro comiigo.

Tem alguma dúvida sobre chocolate que eu posso ajudar? Então deixa ela pra mim que eu te respondo no próximo post!

Vou encerrando por aqui, obrigada por ter lido até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo post!

Tags: EMPREENDEDORISMO DICAS CHOCOLATE TEMPERAGEM DERRETIMENTO TEMPERATURA

Veja Também:

Artigos Relacionados

REVIEW Harald Unique Brasil 35% – Ao Leite

REVIEW Harald Unique Brasil 35% – Ao Leite

5 motivos do seu chocolate não desenformar

5 motivos do seu chocolate não desenformar

Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34

Enviando Comentário Fechar:/

NUNCA MAIS TENHA SEU CHOCOLATE DERRETENDO E SEM BRILHO

Tenho orgulho em dizer que 100% dos alunos que passaram pelo treinamento conseguiram driblar o calor e trabalhar com chocolate com ZERO problemas, mesmo os que não tinham ambiente climatizado em casa.

Quero Saber Mais